As abordagens para a gestão de temas como compliance e antissuborno precisam, muitas vezes, gerar mudanças nas atitudes das pessoas. Nesse contexto, as Normas ISO 19600 — Compliance e ISO 37001 — Antissuborno podem trazer uma importante contribuição para as empresas, ao apresentar diretrizes / requisitos para cultura, comportamento, papel da alta direção e dos conselhos de administração.
Diversas organizações vêm fazendo importantes investimentos em programas de compliance e antissuborno, incluindo treinamento, comunicação interna e desenvolvimento de procedimentos para seus funcionários e — lamentavelmente — não estão tendo o retorno desejado. Em muitos casos, esse esforço não se traduz em um melhor desempenho organizacional, já que as pessoas — com alguma facilidade — retomam o seu antigo “jeito de fazer as coisas”, ao invés de “fazer o que a organização quer que elas façam”.
É relativamente comum se ouvir que é impossível aplicar na rotina do trabalho o conteúdo dos treinamentos, comunicações internas e procedimentos devido a uma série de barreiras administrativas e organizacionais. Ou, talvez, pela falta de um claro direcionamento voltado à compliance ou ao antissuborno, aplicado ao estilo de gestão e liderança.
Abordagem sistêmica da gestão: construindo uma nova forma de pensar
Tanto a literatura, quanto a experiência, mostram que — antes de tudo — há de se pensar a organização e sua gestão de maneira sistêmica. Somente assim será possível desencadear uma efetiva mudança organizacional.
O que as organizações necessitam é uma nova forma de pensar sua gestão para, então, implementar (ou adequar) seu Sistema de Gestão para atender as diretrizes ou requisitos de normas de referência, através de ações de treinamento, comunicação interna, procedimentos e de modelamento da cultura.
Usualmente, quando buscam mudanças em suas abordagens voltadas à compliance e ao antissuborno, organizações se deparam com as seguintes barreiras:
1) Falta de clareza em relação a estratégias e valores, o que pode levar a prioridades e metas conflitantes;
2) Executivos que não estão verdadeiramente comprometidos com o novo direcionamento que se quer dar para esses temas;
3) O estilo de tomada de decisões ou de “laissez-faire” dos líderes, o que impede conversas francas sobre as preocupações das pessoas;
4) Tempo e atenção insuficientes dispensados pelos líderes às questões relacionadas à compliance e ao antissuborno.
É comum que essas barreiras apareçam juntas e dificultem as mudanças mais profundas necessárias para assegurar a eficácia de um Sistema de Gestão da Compliance e Antissuborno. E é neste contexto que as Normas ISO 19600 — Compliance e ISO 37001 — Antissuborno podem trazer uma importante contribuição, ao apresentar diretrizes e requisitos para temas como: cultura, comportamento, papel da alta direção e dos conselhos de administração.
Afinal, o próprio processo de desenvolvimento de uma Norma Internacional prevê uma espécie de “benchmarking” durante sua elaboração. Desta forma, estes modelos representam boas práticas que os experts, de diversas nacionalidades, consideram ser suficientes para garantir uma abordagem eficaz para esses temas de estudo.